Willian Lee Foto 11.png
separadorA.png

BIOGRAFIA

estrela.png

Willian Lee (Nome Artístico adotado), nasceu na cidade de Belo Horizonte - MG em 22/09/70, mais velho de quatro irmãos. Filhos de; Conceição P. Silva (Costureira), e Hélio S. Silva (Paraquedista do Exército e Ex-policial Militar). Cresceu em meio às dificuldades de uma família de origem humilde. Quando criança sonhava em ser jogador de futebol profissional, mas o destino o levou a música. Seu talento musical, herdado por parte dos tios maternos músicos, começou a se destacar ainda na adolescência em um ambiente tradicional de raízes sertanejas. Aos 12 anos, desenhava, fazia cover de Michael Jackson dançando em programas de TV regionais e participava do teatro na escola, nesta época já influenciado por vários gêneros da música nacional e internacional. Aos 14 anos começou a tocar violão (de forma autodidata) e escrever suas primeiras composições.

Em 1988, ainda na capital mineira, passou a usar o nome: Willian Lima, destacou-se com seus covers cantando músicas de; Elvis Presley, Cazuza, Legião Urbana, Beatles e Creedence, e em 1992, venderam a única casa que tinham e a família se mudou para a cidade de São Paulo - SP, iniciando sua carreira profissional na música cantando em bares e bailes na noite paulistana. Em 1995 deu seu primeiro passo rumo à música, ao assistir pela primeira vez uma festa de rodeio no interior de São Paulo, logo se interessou em tocar e estudar guitarra no estilo country. Em 1997, formou uma banda de Country Pop e assinou com um selo nacional independente, chegou a abrir shows de artistas renomados e participar de grandes eventos, inclusive conhecendo nomes internacionais da música country americana como; Alan Jackson e Garth Brooks na Festa de Peão de Boiadeiro em Barretos/1998 e 1999, foi nesta época que um amigo e produtor da banda o levou a primeira vez em uma igreja cristã, o que o levaria a gravar posteriormente um CD gospel, iniciando seu caminho de forma semelhante a muitos nomes consagrados da música internacional.

Mostrar seu trabalho independente e suas composições sempre foi seu objetivo desde a infância, quando a música entrou em sua vida e história de 30 anos de estrada. No ano de 2000, Willian iniciou a carreira solo já com o nome artístico “Willian Lee”, gravando o seu primeiro single intitulado: Estação Saudade. Durante este período continuou a trabalhar em lojas de instrumentos musicais. Em 2001, toda a família voltou para Belo Horizonte, onde Willian Lee teve seu primeiro contato com a música Gospel participando da equipe de louvor e do coral da igreja Batista da Lagoinha-BH. Foi neste período em que ele iniciou a gravação do seu primeiro CD gospel intitulado; A Promessa, que só viria a ser concluído anos depois, a família voltou para São Paulo em 2006 no mesmo ano do falecimento de seu pai em Belo Horizonte. Em 2009 Willian Lee concluiu a gravação de seu CD Gospel, que havia iniciado anteriormente. Seu ministério com a música Gospel continuou até o ano de 2012, porém, enfrentando inúmeras dificuldades para o lançamento de seu CD e não conseguindo espaço para mostrar seu trabalho nas gravadoras evangélicas, sem apoio da mesma, que criticava seu estilo musical, roupas de cowboy e o fato de ser um trabalho Country Evangélico, até então, de gênero não usual no Brasil, Willian Lee decidiu dar prosseguimento na música secular, mas jamais abandonou sua fé em Deus e em Cristo e suas convicções religiosas ligadas a palavra do evangelho.

 

Em 2014, Willian largou seu trabalho em lojas de instrumentos musicais, influenciado por um amigo, (Sergio Murilo - Guitarrista e musico de rua) e iniciou seu trabalho, também como musico de rua. Neste período começou a ensaiar as músicas que fizeram parte de sua história ao longo de sua vida, com o intuito de levar cultura e entretenimento ao público, porém, não demorou muito para que seu talento fosse reconhecido. No mesmo ano durante o período da copa do mundo no Brasil, Willian Lee se apresentava em São Paulo no Viaduto Santa Efigênia, quando foi filmado e seu vídeo foi repostado nas redes sociais se tornando um viral da internet, seu sucesso foi tamanho e de proporções tão alarmantes, que seu reconhecimento veio inclusive dos EUA e outras partes do mundo onde o público replicou o vídeo da interpretação cover da música; Sultans Of Swing (Dire Straits) em diversas revistas eletrônicas, jornais e outras redes de mídia, elogiando sua performance precisa, completa e única, além da humildade de sua apresentação, pessoa e seu equipamento simples e com poucos recursos. Deste momento em diante, Willian Lee começou a se apresentar em várias partes de São Paulo e em outros estados, em eventos da prefeitura, casas de show e em festas e eventos corporativos, inclusive; em reuniões familiares, casamentos, churrascos e aniversários, mantendo porém, suas apresentações publicas nas ruas das cidades, auxiliado pelos irmãos que o ajudaram com seu trabalho e seu sonho musical e a família que o acompanhou durante a vida em sua carreira de musico.

Willian Lee participou de inúmeros programas de televisão, foi notícia em jornais, revistas e documentários, recebeu prêmios independentes, foi televisionado por emissoras internacionais; como a TV RAI (italiana), no programa UNICI em homenagem ao cantor Eros Ramazzotti, se tornou uma lei municipal na cidade de Santo André em favor dos músicos de rua, (Lei do Artista de Rua – Willian Lee), ganhou elogios e bons olhares do público em geral dentro e fora das redes sociais e em todo o mundo, dividiu o palco com outros covers no evento da radio Energia FM, viralizou diversos vídeos na internet com milhões de acessos e fez sua estrela brilhar como um representante, não somente dos músicos de rua, mas também dos artistas nacionais e internacionais, deixando seu nome e legado na história da música mundial. Aconselhado pelo irmão mais novo (Rodrigo), Willian Lee, em fevereiro de 2017 iniciou um trabalho como youtuber na internet, trabalho que seria feito por ambos, em canais diferentes com o objetivo de falar sobre música e cultura para que o público jovem conhecessem um pouco mais da história da música mundial, das bandas e dos grandes clássicos do Rock e de estilos variados, infelizmente este trabalho foi interrompido quando Willian Lee teve que se ausentar por problemas de saúde em Abril de 2017.

 

Willian Lee era cantor, compositor e multi-instrumentista, faleceu em São Paulo aos 46 anos as 22:33, no dia 03/07/2017 por complicações graves de saúde, deixando a mãe, três irmãos e cinco sobrinhos, além de milhões de fãs apaixonados pelo seu trabalho, história de vida e humildade. Willian gravou 3 CD’s intitulados: Tributo aos Clássicos do Rock(O Volume 1 em 2015, Volume 2 em 2016 e Volume 3 em 2017) - Sendo o Vol. 3 lançado no Dia Mundial do Rock -13/07/2017, dez dias após sua partida. Além destes trabalhos o cantor gravou um CD Gospel (A Promessa) e 2 CD’s Autorais: Estação Saudade (Single) e Rock, Blues & Country (1999), diversas músicas compostas em parceria com os três irmãos (Fernando, Saionara e Rodrigo) e outros compositores, algumas músicas inéditas, fotos não publicadas, uma autobiografia que vinha sendo escrita por ele, desde 2009, uma marca patenteada e outros projetos beneficentes que tinha o sonho de realizar no futuro. Jamais será esquecido por sua família, seus fãs e pelos amantes da boa música. Você estará sempre em nossos corações. “Para sempre sua voz ecoará e sua guitarra tocará...”

#SomosTodosWillianLee: 22/09/1970 03/07/2017 *R.I.P.

Por Rodrigo Lee

Discos

separador.png
CD-Willian-Lee-VL-1.jpg

Tributo aos Clássicos do Rock VL 1

CD-Willian-Lee-VL-2.jpg

Tributo aos Clássicos do Rock VL 2

CD-Willian-Lee-VL-3.jpg

Tributo aos Clássicos do Rock VL 3